A Prefeitura Municipal de Quatis através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Saúde na Escola, informa sobre a ação de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST/AIDS). Estas doenças são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas principalmente, por meio de contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha (masculina ou feminina) com uma pessoa que esteja infectada. Sífilis e Hepatites Virais A, B, C e D são alguns exemplos destas doenças causadas por IST.Algumas das formas de contaminação ocorrem devido aos seguintes fatores:– Sexo desprotegido (sem camisinha) com parceiro infectado.– Uso de objetos cortantes, perfurantes, como alicates de manicure, agulhas, não esterilizados corretamente.– Da mãe (soropositivo) para criança gestação, parto, amamentação sem acompanhamento profissional.A forma mais comum para o diagnóstico é realizada por meio de testes rápidos, que são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, ressalta que o município de Quatis nos ESF’s, conhecidos Postos de Saúde da Atenção Básica, em conjunto com o Programa IST/AIDS, oferta gratuitamente testes rápidos para o auxílio diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Basta o requerente ir até a sua unidade e solicitar a realização de um profissional capacitado, sendo que o resultado do teste é extremamente sigiloso.Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número 3353-2624 ou procure o posto de saúde do seu bairro.
A Prefeitura Municipal de Quatis através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Saúde na Escola, informa sobre a ação de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST/AIDS). Estas doenças são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas principalmente, por meio de contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha (masculina ou feminina) com uma pessoa que esteja infectada. Sífilis e Hepatites Virais A, B, C e D são alguns exemplos destas doenças causadas por IST.
Algumas das formas de contaminação ocorrem devido aos seguintes fatores:
– Sexo desprotegido (sem camisinha) com parceiro infectado.
– Uso de objetos cortantes, perfurantes, como alicates de manicure, agulhas, não esterilizados corretamente.
– Da mãe (soropositivo) para criança gestação, parto, amamentação sem acompanhamento profissional.
A forma mais comum para o diagnóstico é realizada por meio de testes rápidos, que são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, ressalta que o município de Quatis nos ESF’s, conhecidos Postos de Saúde da Atenção Básica, em conjunto com o Programa IST/AIDS, oferta gratuitamente testes rápidos para o auxílio diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Basta o requerente ir até a sua unidade e solicitar a realização de um profissional capacitado, sendo que o resultado do teste é extremamente sigiloso.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número 3353-2624 ou procure o posto de saúde do seu bairro.