Escola Quilombola de Santana, em Quatis, celebra dia da abolição da escravatura com roda de conversa
21/05/2025
#educação
No último dia 13 de maio, data que celebra o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, a Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves, localizada na comunidade quilombola, em Quatis, promoveu uma roda de conversa com os alunos sobre a data, que se tornou um marco histórico de luta e resistência do povo negro.A atividade teve o objetivo de criar um momento de reflexão sobre a história da escravidão e destacar a luta de escravos por liberdade. O encontro proporcionou uma troca de ideias e propostas para a valorização da identidade quilombola e da cultura afro-brasileira.A iniciativa do debate faz parte de um cronograma de atividades voltadas à história da cultura afro-brasileira, por meio da adesão à Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e para a Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), adotada pela Rede Municipal de Ensino.De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o intuito é promover ações com foco em uma educação mais inclusiva e antirracista, visando fomentar conhecimentos de valorização e respeito à diversidade.
No
último dia 13 de maio, data que celebra o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, a Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves, localizada na comunidade quilombola, em Quatis, promoveu uma roda de conversa com os alunos sobre a data, que se tornou um marco histórico de luta e resistência do povo negro.
A atividade teve o objetivo de criar um momento de reflex
ão sobre a história da escravidão e destacar a luta de escravos por liberdade. O encontro proporcionou uma troca de ideias e propostas para a valorização da identidade quilombola e da cultura afro-brasileira.
A iniciativa do debate faz parte de um cronograma de atividades voltadas
à história da cultura afro-brasileira, por meio da adesão à Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e para a Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), adotada pela Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educa
ção (SME), o intuito é promover ações com foco em uma educação mais inclusiva e antirracista, visando fomentar conhecimentos de valorização e respeito à diversidade.