Vamos falar sobre ela? A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quatis notificou alguns casos da doença no município. A Síndrome Mão-Pé-Boca geralmente não é grave, mas é muito contagiosa.O que é?É causada por vírus da família Picornaviridae, que normalmente habita o sistema digestivo. O nome da doença faz jus ao que acontece: lesões aparecem nas mãos, pés e boca. Os vírus mais frequentes são Enterovírus 71 e Coxsackievirus A16, com período de incubação de 3 a 6 dias.Como se espalha?Rápido, principalmente entre crianças, sendo muito comum em escolas e creches. Geralmente, os surtos ocorrem entre primavera e outono. A doença não oferece risco imediato para a população, mas é muito importante ficar atento aos sintomas e às formas de prevenção:Sintomas:FebreLesões na bocaManchas nas mãos e nos pésPrevenção:Lavar as mãosNão compartilhar objetosManter ambientes limpos e higienizadosSe notar qualquer sinal, procure a Unidade de Saúde mais próxima! Vamos juntos combater a Síndrome Mão-Pé-Boca!
Vamos falar sobre ela? A Secretaria de Sa
úde da Prefeitura de Quatis notificou alguns casos da doença no município. A Síndrome Mão-Pé-Boca geralmente não é grave, mas é muito contagiosa.
O que
é?
É causada por vírus da família Picornaviridae, que normalmente habita o sistema digestivo. O nome da doença faz jus ao que acontece: lesões aparecem nas mãos, pés e boca. Os vírus mais frequentes são Enterovírus 71 e Coxsackievirus A16, com período de incubação de 3 a 6 dias.
Como se espalha?
R
ápido, principalmente entre crianças, sendo muito comum em escolas e creches. Geralmente, os surtos ocorrem entre primavera e outono. A doença não oferece risco imediato para a população, mas é muito importante ficar atento aos sintomas e às formas de prevenção:
Sintomas:
Febre Les
ões na boca Manchas nas mãos e nos pés
Preven
ção:
Lavar as m
ãos Não compartilhar objetos Manter ambientes limpos e higienizados
Se notar qualquer sinal, procure a Unidade de Sa
úde mais próxima! Vamos juntos combater a Síndrome Mão-Pé-Boca!