Neste dia 12 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, data que foi estabelecida em 1998 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).O objetivo é esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos.Também é característico a presença de outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.O Parkinson ainda é uma doença sem cura, mas há tratamento. Os medicamentos para tratar a Doença de Parkinson são disponibilizados pelo SUS, através do Programa de Medicamentos Excepcionais.A escolha do medicamento mais adequado deverá levar em consideração fatores como estágio da doença, os sintomas presentes, idade do paciente, além de ocorrência de efeitos colaterais.Abrace essa conscientização e vamos juntos lutar por uma melhor qualidade de vida!
Neste dia 12 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientiza
ção da Doença de Parkinson, data que foi estabelecida em 1998 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O objetivo é esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
A Doen
ça de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos.
Tamb
ém é característico a presença de outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.
O Parkinson ainda
é uma doença sem cura, mas há tratamento. Os medicamentos para tratar a Doença de Parkinson são disponibilizados pelo SUS, através do Programa de Medicamentos Excepcionais.
A escolha do medicamento mais adequado dever
á levar em consideração fatores como estágio da doença, os sintomas presentes, idade do paciente, além de ocorrência de efeitos colaterais.
Abrace essa conscientiza
ção e vamos juntos lutar por uma melhor qualidade de vida!