Quase 80 animais silvestres são capturados e soltos por agentes do Grupamento Ambiental da Prefeitura de Quatis. Só no ano passado, a equipe da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) realizou a captura e soltura de 79 espécies, sendo 52 gambás, 2 aranhas, 6 cobras, 14 aves, 2 cágados, 2 lagartos e 1 ouriço. De acordo com a SMSA, os animais foram capturados após notificações de munícipes.A equipe explica que quando o animal não apresenta nenhum ferimento e encontra-se em bom estado de saúde, sua soltura é realizada no Parque Natural Municipal Horto dos Quatis, uma das Unidades de Conservação do município. O bicho é liberado em um local de mata fechada e longe da trilha.No entanto, quando o animal apresenta algum ferimento ou está debilitado, é encaminhado ao Zoológico de Volta Redonda ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do município de Seropédica (RJ).A SMSA ainda destaca que matar, perseguir, caçar, apanhar, maltratar ou utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é passível de multa, segundo estabelecido no artigo nº 177 da Lei Complementar n° 28/2022 da Revisão do Código Ambiental.Em casos de notificações envolvendo animais silvestres, como resgate e caputra, entre em contato com o Grupamento Ambiental pelo (24) 99826-1867, ou com a secretaria, pelo telefone 0800 202 1033.
Quase 80 animais silvestres s
ão capturados e soltos por agentes do Grupamento Ambiental da Prefeitura de Quatis. Só no ano passado, a equipe da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) realizou a captura e soltura de 79 espécies, sendo 52 gambás, 2 aranhas, 6 cobras, 14 aves, 2 cágados, 2 lagartos e 1 ouriço. De acordo com a SMSA, os animais foram capturados após notificações de munícipes.
A equipe explica que quando o animal n
ão apresenta nenhum ferimento e encontra-se em bom estado de saúde, sua soltura é realizada no Parque Natural Municipal Horto dos Quatis, uma das Unidades de Conservação do município. O bicho é liberado em um local de mata fechada e longe da trilha.
No entanto, quando o animal apresenta algum ferimento ou est
á debilitado, é encaminhado ao Zoológico de Volta Redonda ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do município de Seropédica (RJ).
A SMSA ainda destaca que matar, perseguir, ca
çar, apanhar, maltratar ou utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é passível de multa, segundo estabelecido no artigo nº 177 da Lei Complementar n° 28/2022 da Revisão do Código Ambiental.
Em casos de notifica
ções envolvendo animais silvestres, como resgate e caputra, entre em contato com o Grupamento Ambiental pelo (24) 99826-1867, ou com a secretaria, pelo telefone 0800 202 1033.