24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose
24/03/2025
#saúde
Nesta segunda-feira, celebramos o Dia Mundial da Tuberculose, que é comemorado todos os anos em 24 de março. O objetivo da data é aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras para a saúde e intensificar os esforços no combate à epidemia global da doença.A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos, como ossos, rins e meninges.Segundo relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em novembro de 2024, aproximadamente 8,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2023 o maior número registrado desde o início do monitoramento global, em 1995.A tuberculose tem cura! O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja feito no tempo certo e aumentar as chances de cura. O diagnóstico e o tratamento também são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).Ainda, no caso de crianças menores de 5 anos, a proteção ideal contra a doença é a vacina BCG, recomendada no Calendário Nacional de Vacinação, logo após o nascimento.Os principais sintomas da tuberculose incluem:Tosse seca por 3 semanas ou mais, podendo ser acompanhadas de sangue ou pus;Dor no peito;Febre;Emagrecimento;Fraqueza;Cansaço excessivo;Suores noturnos;Em qualquer sinal desses sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima e faça o diagnóstico! Vamos juntos promover a saúde de todos!
Nesta segunda-feira, celebramos o Dia Mundial da Tuberculose, que
é comemorado todos os anos em 24 de março. O objetivo da data é aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras para a saúde e intensificar os esforços no combate à epidemia global da doença.
A tuberculose
é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos, como ossos, rins e meninges.
Segundo relat
ório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em novembro de 2024, aproximadamente 8,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2023 o maior número registrado desde o início do monitoramento global, em 1995.
A tuberculose tem cura! O diagn
óstico precoce é fundamental para que o tratamento seja feito no tempo certo e aumentar as chances de cura. O diagnóstico e o tratamento também são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda, no caso de crian
ças menores de 5 anos, a proteção ideal contra a doença é a vacina BCG, recomendada no Calendário Nacional de Vacinação, logo após o nascimento.
Os principais sintomas da tuberculose incluem:
Tosse seca por 3 semanas ou mais, podendo ser acompanhadas de sangue ou pus; Dor no peito; Febre; Emagrecimento; Fraqueza; Cansa
ço excessivo; Suores noturnos;
Em qualquer sinal desses sintomas, procure a Unidade de Sa
úde mais próxima e faça o diagnóstico! Vamos juntos promover a saúde de todos!