Hoje, dia 12/11, é o dia de chamar atenção para uma das doenças respiratórias que mais afetam pessoas em todo o mundo: a pneumonia. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos, que provoca inflamação nos alvéolos pequenas estruturas responsáveis pelas trocas de oxigênio. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse com catarro, falta de ar e dor no peito.A doença pode ser grave, especialmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa, mas é possível preveni-la com alguns cuidados simples:Vacinação em dia, especialmente contra a gripe e a pneumocócica;Higiene das mãos e uso de máscara em ambientes com aglomeração;Evitar o tabagismo e manter os ambientes bem ventilados;Procurar atendimento médico ao surgirem sintomas respiratórios persistentes.Neste Dia Mundial da Pneumonia, reforçamos a importância da informação e da prevenção para salvar vidas! Cuide-se e vamos juntos por mais essa conscientização!
Hoje, dia 12/11,
é o dia de chamar atenção para uma das doenças respiratórias que mais afetam pessoas em todo o mundo: a pneumonia. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A pneumonia
é uma infecção nos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos, que provoca inflamação nos alvéolos pequenas estruturas responsáveis pelas trocas de oxigênio. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse com catarro, falta de ar e dor no peito.
A doen
ça pode ser grave, especialmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa, mas é possível preveni-la com alguns cuidados simples:
Vacina
ção em dia, especialmente contra a gripe e a pneumocócica;
Higiene das mãos e uso de máscara em ambientes com aglomeração;
Evitar o tabagismo e manter os ambientes bem ventilados;
Procurar atendimento médico ao surgirem sintomas respiratórios persistentes.
Neste Dia Mundial da Pneumonia, refor
çamos a importância da informação e da prevenção para salvar vidas! Cuide-se e vamos juntos por mais essa conscientização!