Covid-19: Quatis amplia vacinação de rotina para novos grupos prioritários
07/01/2025
#saúde
A Prefeitura de Quatis ampliou os grupos prioritários que passaram a receber a vacina contra a Covid-19 em caráter de rotina no Calendário Nacional de Vacinação. A medida segue a 2º edição da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19, publicada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é reforçar o combate à doença na cidade e ainda garantir o esquema vacinal completo da população.Agora, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e idosos a partir de 60 anos já podem ser imunizados com a vacinação de rotina. Além deles, outros grupos prioritários também já contam com a vacina de rotina em caráter especial no Calendário de Vacinação. Saiba mais abaixo:Grupos que passaram a receber a vacina de rotina:Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade;Gestantes (1 dose a cada gestação)Pessoas com 60 anos ou mais de idade (1 dose a cada 6 meses com esquema completo).Grupos que passaram a receber a vacina de rotina em caráter especial:Pessoas vivendo em longa permanência (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Pessoas imunocomprometidas (1 dose a cada 6 meses com esquema completo);Indígenas vivendo ou não em terra indígena (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Ribeirinhos (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Quilombolas (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Puérperas (dose única);Trabalhadores de Saúde (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Pessoas com deficiência permanente (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Pessoas privadas de liberdade (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Funcionários do sistema de privação de liberdade (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativas (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);Pessoas em situação de rua (1 dose a cada 12 meses com esquema completo).Onde vacinar?Para gestantes, crianças e adolescentes, a vacinação acontece segunda e quarta-feira, das 9h às 16 horas, no Núcleo de Atenção Integrada à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente(NAISMCA), antiga Casa da Criança. Para os outros grupos, a ação ocorre segunda e quarta-feira, das 9h às 16 horas, na Unidade de Saúde ESF II Maria da Glória Silva, no bairro Mirandópolis, e terça e quinta-feira, no mesmo horário, na Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
A Prefeitura de Quatis ampliou os grupos priorit
ários que passaram a receber a vacina contra a Covid-19 em caráter de rotina no Calendário Nacional de Vacinação. A medida segue a 2º edição da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19, publicada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é reforçar o combate à doença na cidade e ainda garantir o esquema vacinal completo da população.
Agora, crian
ças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e idosos a partir de 60 anos já podem ser imunizados com a vacinação de rotina. Além deles, outros grupos prioritários também já contam com a vacina de rotina em caráter especial no Calendário de Vacinação. Saiba mais abaixo:
Grupos que passaram a receber a vacina de rotina:
Crian
ças de 6 meses a menores de 5 anos de idade;
Gestantes (1 dose a cada gesta
ção)
Pessoas com 60 anos ou mais de idade (1 dose a cada 6 meses com esquema completo).
Grupos que passaram a receber a vacina de rotina em car
áter especial:
Pessoas vivendo em longa perman
ência (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Pessoas imunocomprometidas (1 dose a cada 6 meses com esquema completo);
Ind
ígenas vivendo ou não em terra indígena (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Ribeirinhos (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Quilombolas (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Pu
érperas (dose única);
Trabalhadores de Sa
úde (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Pessoas com defici
ência permanente (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Pessoas privadas de liberdade (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Funcion
ários do sistema de privação de liberdade (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativas (1 dose a cada 12 meses com esquema completo);
Pessoas em situa
ção de rua (1 dose a cada 12 meses com esquema completo).
Onde vacinar?
Para gestantes, crian
ças e adolescentes, a vacinação acontece segunda e quarta-feira, das 9h às 16 horas, no Núcleo de Atenção Integrada à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (NAISMCA), antiga Casa da Criança. Para os outros grupos, a ação ocorre segunda e quarta-feira, das 9h às 16 horas, na Unidade de Saúde ESF II Maria da Glória Silva, no bairro Mirandópolis, e terça e quinta-feira, no mesmo horário, na Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário.